quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Reação Álcali-Agregado

         A reação álcali-agregado é um fenômeno que ocorre no concreto endurecido e que se desenvolve devido à combinação de três agentes: álcalis do cimento, agregado reativo ou potencialmente reativo e a presença constante de umidade.

        A interrupção da reação álcali-agregado e o tratamento de estrutura que desenvolveu o fenômeno é cara e de difícil execução, por isso o melhor caminho é a prevenção.
        Algumas situações apresetam um risco elevado de desenvolver RAA, dependendao principalmete das condições de exposição, dimensões e respopnsabilidades estruturais da peça.
        A prevenção pode ser feita realizando-se ensaios nos agregados a serem utilizados quanto ao seu potencial reativo, descrito pela NBR 15577/2008, e a mitigação dos possíveis efeitos pode ser feita com a utilização de cimentos CP II E, CP II Z, CP III e CP IV,  e com a utilização de aditivos de microssílica e Metacaulin.

        A preocupação com RAA tem um crescimento constante no brasil, principalmente depois de colapsos causados pelo fenômeno, como o caso do edifícil Areia Branca em Recife-PE.




Edifícil Areia Branca Colapsado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário